Texto Portal do Instituto Brasileiro de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) iniciou hoje (1º) o período de inscrições para a seleção de candidato para ocupar a Função Comissionada do Poder Executivo de diretor do Museu do Ouro/Casa Borba Gato – unidade museológica do Ibram localizada em Sabará (MG).

Podem concorrer servidores ocupantes de cargos efetivos oriundos de órgão ou entidade de quaisquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Museu do Ouro/Ibram em Sabará (MG)

A seleção acontece em três etapas: análise da documentação para homologação da inscrição, de caráter eliminatório; análise de currículo e plano de trabalho, além de entrevista oral – ambas etapas de caráter classificatório.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá encaminhar documentação, conforme consta no edital, para o endereço eletrônico selecao@museus.gov.br, informando no assunto: “Chamada Pública Museu do Ouro / Casa Borba Gato”, até às 23h59min do dia 30 de abril de 2018. Acesse a íntegra do edital e seus anexos.

Instalado na antiga Casa de Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, o Museu do Ouro foi criado em 1945 e oficialmente inaugurado no ano seguinte.

O acervo e constituído por mobiliário, armaria, porcelanas, imaginária religiosa e objetos ligados a prática da mineração (séculos XVIII e XIX). O Museu do Ouro possui ainda um arquivo histórico e uma biblioteca, localizados na Casa de Borba Gato, edificação do século XVIII.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Museu do Ouro/Divulgação