Perguntas Frequentes (FAQ)

 

1. O que é o Cadastro Estadual de Museus?

O cadastro estadual de museus se configura por meio do Sistema Estadual de Museus – SEMMG apresentando-se como uma importante fonte de informações sobre os museus mineiros. Vem trabalhando no aprimoramento da coleta, análise e divulgação de dados. Obedecendo a Resolução Normativa n° 1, de 14 de dezembro de 2016, do Instituto Brasileiro de Museus | IBRAM, – estabelece os procedimentos e critérios específicos relativos ao Registro de Museus junto ao IBRAM e demais órgãos públicos competentes – o SEMMG, atua como entidade registradora em rede.

2. Para que serve o cadastramento?

Garantir o controle das informações básicas sobre as instituições quanto ao monitoramento sobre as dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção de museus, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais tanto no âmbito estadual, como no âmbito nacional.

3. Por que é importante aderir ao SEMMG?

Aderir ao SEMMG permitirá que o Sistema Estadual de Museus faça a organização e a gestão das informações sobre os museus mineiros. Além disso, o cadastro permitirá que os museus tenham mais uma forma de divulgar suas atividades a pesquisadores, estudantes e interessados pelo campo museológico nos âmbitos municipais, estaduais e nacionais.

4. Ainda tenho dúvidas. Com quem posso falar?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o cadastramento de museus ou seus procedimentos, entre em contato com o Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais por meio do e-mail sistemademuseus@secult.mg.gov.br ou sistemademuseusmg@gmail.com ou do telefone (31) 3269-1133.

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