No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus! A data foi estabelecida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM – International Council of Museums) e é celebrada desde 1977. O objetivo desta data comemorativa é promover a conscientização a respeito da importância dos museus como espaços de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e harmonia entre povos.

Nesta linha, o ICOM lança a cada ano um tema diferente para a celebração da data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana Nacional de Museus (SNM). A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece todo ano, em maio, e envolve grande parte dos museus brasileiros.

O Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG) é o principal apoiador da iniciativa no âmbito do Estado, sendo este uma das unidades da federação com a participação mais significativa de museus. Em 2022, a Semana Nacional de Museus chega à sua 20ª Edição com o tema: “O Poder dos Museus”.

Após dois anos de mudanças na rotina das pessoas e instituições, devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, em 2022, o SEMMG realizou um levantamento do cenário mineiro, utilizando dados disponibilizados pelo Ibram, para avaliar o quadro evolutivo das 3 (três) últimas edições da SNM, referentes aos anos de 2020 a 2022. Nesse estudo, foram comparados os dados relativos ao número de museus cadastrados e atividades ofertadas em relação ao número de municípios participantes da Semana Nacional de Museus.

Assim, no ano de 2020, quando a pandemia atingiu o seu “auge”, no âmbito de Minas Gerais, o número de museus cadastrados e de municípios participantes foi o menor do período avaliado. Já nos anos de 2021 e 2022, períodos de transição, assiste-se a uma adequação dos espaços museológicos para o “novo normal”, demonstrando um “reaquecimento” do setor. Contabiliza-se, em 2022, no comparativo com o ano anterior, um aumento de 54% no número de municípios participantes. Em números absolutos, em 2022, a SNM contou com 79 municípios participantes, contra 51 municípios inscritos em 2021. O aumento no número de museus cadastrados, em 2022, representou 39,6 % a mais do que em 2021. Em 2022, foram 139 instituições participantes, com 348 atividades cadastradas, contra 99 museus cadastrados, com 261 atividades ofertadas, em 2021.

Museus Mineiros Cadastrados

Municípios Mineiros Participantes

Atividades ofertadas

2022 139 79 348 39,6%
2021 99 51 261 900%
2020 11 09 28

Esses números apontam o fortalecimento do setor de Museus em MG nesse momento de retomada das atividades, de redução das medidas contra o avanço da COVID-19, em meio a tantos desafios passados por todos durante a pandemia. O aumento na adesão à Semana Nacional de Museus e outras atividades promovidas ao longo do ano, representam direta ou indiretamente o esforço do Sistema Estadual de Museus de MG, em contribuir e consolidar as políticas públicas para o setor museal e os resultados desse levantamento demonstram a capacidade de mobilização do setor com reflexos positivos para as instituições, tanto na formação e aumento de público, quanto na visibilidade e consolidação do museu.

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/noticias-artigos/7433-sistema-estadual-de-museus-realiza-levantamento-sobre-participacao-de-museus-de-minas-gerais-na-semana-nacional-de-museus