CENTRO DE ARTE POPULAR 

O Centro de Arte Popular (CAP), inaugurado em 2012, exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas Gerais. A instituição tem por objetivo divulgar a pluralidade e a diversidade cultural mineira, além de atuar como um poderoso agente de inclusão social.

O CAP integra o Circuito Liberdade e conta com quatro pavimentos, com ateliês para oficinas, sala de exposições temporárias, um auditório multiuso, um café, uma loja, um centro de informação (biblioteca, videoteca e computadores para consulta) e quatro salas de exposições de longa duração. O acervo é composto por peças de madeira, cerâmica, tecelagem e outros suportes e linguagens, dividido em 16 coleções e organizado em sete tipologias: artes visuais, construção, recipientes, interiores, objetos cerimoniais, pessoais e de trabalho.

A instituição conta com o programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias e eventos diversos com temas relacionados à arte popular.

HISTÓRICO E ACERVO

Sede do antigo Hospital São Tarcísio, o prédio onde hoje funciona o Centro de Arte Popular (CAP) – foi projetado inicialmente para uso residencial pelo arquiteto Luiz Signorelli, em 1928. Construída em estilo eclético, a edificação está localizada a poucos metros da Praça da Liberdade.

A maior parte dos objetos é feita de cerâmica e de madeira, mas também há arte em tecido e papel. A origem também é bem vasta, com representantes de várias regiões do estado.

Na Sala Grandes Mestres é possível apreciar mandalas de figuras humanas do escultor Geraldo Teles de Oliveira, o GTO, nascido em Itapecerica. Nesta mesma sala está representado o rico artesanato do Vale do Jequitinhonha, com noivas, noivos e cenas que representam o cotidiano.

Na sala sobre arte religiosa, temos a arte da cantaria – a “arte de fazer a pedra cantar”, com pelas obras feitas em pedra. Há também oratórios, imagens, ex-votos, presépios e representação de tapetes de serragens, comuns em festividades de Semana Santa e Corpus Christi. O CAP também possui um andar dedicado a exposições temporárias.

CENTRO DE ARTE POPULAR 

Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes

Belo Horizonte – MG

CEP 30140-09

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça, quarta e sexta: de 10h as 19h

Quinta: de 12h as 21h

Sábado e domingo: de 12h as 21h

Devido ao avanço da Covid-19 em Belo Horizonte e o estabelecimento da onda roxa pelo Minas Consciente, o Centro de Arte Popular estará fechado à visitação por tempo indeterminado.

Acompanhe nossas redes sociais e em breve reabriremos com novidades. Até lá!

Outras informações:

Facebook: Centro de Arte Popular – CEMIG

Instagram: @centrodeartepopular

Traga cultura para sua caixa de entrada!