MUSEU DOS MILITARES MINEIROS

Inaugurado em março de 2014, o Museu dos Militares Mineiros (MMM) está instalado no prédio ocupado anteriormente pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, edificação construída em princípios do século XX e tombada pela Fundação Municipal de Cultura.

Idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Corpo de Bombeiros (CBMMG), o edifício passou, em 2013, por readequação e implantação do projeto museográfico, que visa apresentar a memória e a cultura militar do Estado de Minas Gerais. Atualmente três pavimentos abrigam salas expositivas, espaço multiuso, sala de estudos, programa educativo e reserva técnica.

O acervo em exposição é composto por cerca de 300 itens de coleções pertencentes à PMMG e ao CBMMG. O conjunto material ilustra a história das corporações desde o século XVIII, com as primeiras atividades militares no Estado e bens de diferentes naturezas, como equipamentos de trabalho, vestuário, condecorações, insígnias, instrumentos musicais, livros, documentos e fotografias. O espaço também conta com recursos tecnológicos como vídeos, jogos e dispositivos interativos.

ESTRUTURA

O museu conta com 13 salas. A sala do colecionador, por exemplo, reúne exposição com armas do acervo da Polícia Militar mineira. Já a sala da História das Corporações conta com recursos de vídeo e uma timeline interativa contando um pouco da história da PM e do CBMMG, além de salas que homenageiam as bandas das duas corporações. Acervo e vídeos mostram um pouco da história dos patronos e comandantes das corporações.

A sala de homenagens reúne vídeos com operações relevantes das corporações. A de uniformes reunirá acervos das duas corporação e a de prevenção e combate contará com equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros. Há uma sala de depoimentos, reunindo relato de civis sobre o atendimento das corporações, além dos Comandantes-Gerais. Uma sala especial homenageia a mulher nas corporações e conta como se deu a entrada delas no efetivo das corporações.

O Museu Militar conta ainda com uma sala de estudos, um espaço para pesquisa equipado com biblioteca e computadores com acesso ao banco de dados do espaço cultural. Na sala de jogos educativos, a interação se faz ainda mais presente com o objetivo ensinar ações de prevenção e segurança. O museu ainda conta com um espaço educativo e um auditório com capacidade para 50 pessoas para realização de palestras, eventos, workshops e exposições temporárias.

POLÍCIA MILITAR

A Polícia Militar de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil. Com 237 anos, teve sua origem em 9 de junho do ano de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto. A história da Polícia Militar mineira se confunde com a própria história do Estado de Minas Gerais, berço da democracia brasileira.

Foi no município de Ouro Preto que surgiu um dos maiores movimentos libertários da história do Brasil – a “Inconfidência Mineira” – liderada pelo Alferes Tiradentes, patrono da PMMG, então membro do 1º Regimento Regular de Cavalaria, criado em 1775 para garantir a lei e a ordem.

Desde aquela época, esse regimento evoluiu e teve diversas denominações como Corpo Policial de Minas, Guarda Republicana, Corpo Militar de Polícia de Minas, Força Policial, Brigada Policial, Força Pública e, finalmente, Polícia Militar de Minas Gerais, denominação adotada a partir de 1946 até nossos dias.

Atualmente conta com efetivo aproximado de 45 mil integrantes, uma frota composta por mais de 10 mil viaturas e 9 aeronaves, sendo o único órgão do Estado mineiro presente em todos os 853 municípios.

CORPO DE BOMBEIROS

A história do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais começa em 1911, sendo o seu efetivo retirado da Guarda Civil do Estado. A Banda de Música da corporação foi criada em 1927. Em 1934, os bombeiros são desligados da Força Pública, mas são reintegrados à Polícia Militar de Minas Gerais em 1966.

Porém, em 1999 acontece novo desligamento e a nomeação do primeiro Comandante Geral da Corporação. Entre as competências da Corporação, estão coordenar e executar ações de defesa civil, perícias de incêndio e estabelecimento de normas relativas à segurança contra incêndios ou qualquer tipo de catástrofe, além de executar as demais atividades de prevenção e combate a incêndios e busca e salvamento.

MUSEU DOS MILITARES MINEIROS

Rua dos Aimorés, 698, Funcionários

Belo Horizonte – MG

CEP 30140-070

(31) 3058-1587

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a sexta: de 10h às 19h

Sábado: de 10h às 16h

Devido ao avanço da Covid-19 em Belo Horizonte e o estabelecimento da onda roxa pelo Minas Consciente, o museu estará fechado à visitação por tempo indeterminado.

Acompanhe nossas redes sociais e em breve reabriremos com novidades. Até lá!

AGENDAMENTO DE VISITAS

(31) 3273-4489

Outras informações:

Facebook: Museu dos Militares Mineiros

Instagram: @museudosmilitaresmineiros

Traga cultura para sua caixa de entrada!