Trabalho do Comitê Gestor garante o fortalecimento do intercâmbio de informações entre museus de todo o estado

A conexão entre os mais de 460 museus de Minas Gerais ganha força e é renovada com a implantação do novo Comitê Gestor do Sistema Estadual (SEMMG). O trabalho realizado pelo Comitê Gestor garante que as ações dos museus parceiros e do SEMMG sejam amplamente divulgadas, além de promover o fortalecimento e a interlocução entre os museus do interior. O papel dos representantes é essencial no auxílio para identificação, cadastro e registro das instituições museológicas mineiras. Os representantes formam uma rede com ampla capilaridade, capaz de compartilhar informações, conectando o centro e a ponta, o que é fundamental para a construção das políticas de museus do Estado.

O processo de eleição dos novos membros foi iniciado em março, por meio de consulta pública que, primeiramente, identificou os interessados. Em seguida, no mês de abril, houve a eleição dos representantes regionais e seus respectivos suplentes. Confira abaixo o Resultado Final:

• RI Montes Claros:

José Roberto Lopes Sales – Montes Claros/MG

– Titular: Não houve candidato (a) suficiente. Por isso, não foi preenchida a cadeira de suplente.

• RI Patos de Minas:

– Titular: Diego Almeida Lopes – Paracatu/MG

– Suplente: Cesar Júnior Silva – Unaí/MG

• RI Uberlândia:

– Titular: Célia Marques – Campina Verde/MG

• RI Uberaba:

– Titular: Tancredo Borges Guimarães – Araxá/MG

• RI Varginha:

– Titular: Ivan Soares David – Guaranésia/MG

Não foi preenchida a cadeira de suplente.

• RI Belo Horizonte:

– Titular: José Antônio Vicente de Souza – Andrequicé/Três Marias/MG

– Suplente: Igor Cândido Costa – Belo Horizonte/MG

• RI Teófilo Otoni:

– Titular: Aline Sena Carmona – Araçuaí/MG:

– Suplente: Rivani Lopes Negreiros – Teófilo Otoni/MG

• RI Pouso Alegre:

– Titular: Paulo Cesar Gonçalves – Itajubá/MG

– Suplente: Uillian Santiago Antônio Gonçalves – São Sebastião da bela Vista/MG

• RI Ipatinga:

– Titular: Amir José de melo – Coronel Fabriciano/MG

• RI Juiz de Fora — Não houve candidatos

• RI Divinópolis:

– Titular: Hugo Castro Machado – Pompéu/MG: 95,7%

– Suplente: Flávia Lemos Mota de Azevedo – Divinópolis/MG

• RI Governador Valadares:

– Titular: Ieda batista Ferreira

• RI Barbacena:

– Titular: Giovane Luiz Lobo Neiva – Município Catas Altas da Noruega/MG

Nota: O SEMMG, no uso de suas atribuições, designará membros das Regiões (RI’s) que não foram contempladas no processo de candidaturas, tanto para a vaga de titular, quanto para suplente, quando necessário. Se você ainda tem interesse em se candidatar ou conhece alguém que tenha, envie e-mail para sistemademuseus@secult.mg.gov.br.