PLANO MUSEOLÓGICO
- Programa Institucional
Orienta todo o planejamento museológico. Nele são determinados os objetivos da instituição e influencia diretamente nos demais programas do Plano Museológico. Além disso, estabelece relações e parcerias firmadas e a participação do museu em organizações nacionais e internacionais. Todo desenvolvimento e gestão dependem da natureza da instituição e grau de autonomia em relação à tomada de decisões.
- Programa de Gestão de Pessoas
É a estruturação dos recursos humanos em um museu, sendo responsável pela contratação, capacitação e valorização do quadro de colaboradores. Engloba ainda a determinação de competências e atribuições do corpo de funcionários e parcerias com outras instituições para estabelecimento de estágios.
- Programa de Acervos
Consiste no estabelecimento de diretrizes, normas e políticas para o gerenciamento dos acervos musealizados. Tem por objetivo, planejar as ações relativas ao processamento técnico, ao gerenciamento, à preservação e difusão desses acervos. Pode ser dividido em quatro frentes de trabalho: Documentação, Conservação preventiva, Restauração e Aquisição.
- Programa de Exposições
Refere-se à gestão das exposições do museu, traçando as estratégias de comunicação do museu com o visitante. Busca trabalhar as relações da memória por meio dos objetos, documentos e linguagens.
- Programa Educativo e Cultural
Engloba toda a atividade educativa e cultural desenvolvida pelo museu, propondo ações para atrair um público diversificado. Visitas mediadas, atendimento ao público escolar, oficinas, cursos e eventos culturais são algumas das atuações desenvolvidas para cumprir a vocação educativa do museu perante a sociedade.
- Programa de Pesquisa
Visa planejar e desenvolver a pesquisa de acordo com o museu e seu acervo através de linhas de pesquisas e parcerias com instituições para produzir e disseminar conhecimentos.
Aspecto fundamental para os trabalhos desenvolvidos no museu. A atividade de pesquisa fornece os subsídios necessários para conhecer em profundidade seu acervo e a temática do museu, visando disponibilizar a informação para seus públicos.
- Programa Arquitetônico/Urbanístico
É o programa que diz respeito ao prédio do museu e seu entorno, considerando sua inserção urbana, histórica e sócio-cultural. Abrange o planejamento e a conservação de seus espaços internos e externos, no cumprimento de suas funções, atendendo às necessidades do público visitante, do corpo administrativo e de armazenamento e exposição do acervo buscando atender os aspectos de conservação, segurança, conforto ambiental, circulação, iluminação, identidade visual, acessibilidade física e linguagem expográfica.
- Programa de Segurança
Gere as condições de segurança do museu, da edificação, do acervo e do público interno e externo, cuidando de itens como a rotina de segurança, prevenção e detecção de incêndios, alagamentos, panes elétricas, prevenção contra roubos e furtos e as estratégias de emergência.
- Programa de Financiamento e Fomento
Planeja a questão orçamentária do museu desde a captação de recursos ao participar de editais ou através de doações, passando pela aplicação e gerenciamento de verbas.
- Programa de Comunicação
Administra toda a questão comunicacional, consolidando a imagem do museu junto à comunidade e a outras instituições parceiras. Determina as melhores formas de divulgar exposições através de folders, sites e boletins informativos.
- Programa Socioambiental
Tem como objetivo a construção de ações estratégicas voltadas à preservação cultural e ambiental, visando integrar esforços tanto do museu, quanto das comunidades, para minimizar os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida do público interno e externo dos museus.
- Programa de Acessibilidade Universal
Capacidade do meio de proporcionar a todos igual oportunidade de uso, de uma forma direta, imediata, permanente e o mais autônoma possível. Isso engloba os pequenos e grandes, míopes e cegos, os que escutam pouco e os surdos, os obesos ou os idosos, as mulheres grávidas, as pessoas com muletas ou as que se locomovem em cadeira de rodas, entre outros.