O SISTEMA – SEMMG

O Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais | SEMMG é coordenado pela Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais | Secult unidade da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, foi instituído legalmente em 2013 com a criação de seu Comitê Gestor.

Entendido como organismo indispensável para o estabelecimento de uma plataforma comum a todos os museus do estado, no compromisso de contribuir para seu fortalecimento, incentivar o intercâmbio e a disseminação de informações museológicas, o SEMMG atua em uma área de mais de 500 mil km². Realizam Encontros Regionais, um Encontro Estadual anual junto à reunião do Comitê Gestor e presta assessorias técnicas aos 853 municípios mineiros, com orientações sobre criação, gestão e dinamização de seus espaços museológicos. É também responsável pela execução e manutenção do cadastramento de museus mineiros, com mais de 400 instituições registradas.

Suas atividades provêm de um histórico de articulações que remontam uma série de ações anteriormente iniciadas pela antiga Superintendência de Museus | SUM, desde sua implantação, em 1986. Em  2005 durante o 1º Encontro Estadual de Museus foi quando se iniciou o processo de formalização, sendo instituído legalmente somente em 2013. Esta iniciativa está em sintonia com diversas iniciativas do setor e, mais recentemente, com a Política Nacional de Museus (2003), o Estatuto dos Museus (Lei nº 11.904, DE 14 DE JANEIRO DE 2009) que definiu como uma de suas principais diretrizes a criação dos sistemas de museus.

Link para o documento na íntegra, que institui o SEMMG:

➡ DECRETO Nº 45.236, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2009.

Traga cultura para sua caixa de entrada!