O SISTEMA – SEMMG

O Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), é entendido como um organismo indispensável para o estabelecimento de uma plataforma comum a todos os museus do estado, tendo como compromisso incentivar o intercâmbio e a disseminação de informações museológicas e o fortalecimento dessas instituições. 

Coordenado pela Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, o SEMMG foi instituído legalmente em 2013 com a criação de seu Comitê Gestor. Atuando em uma área de mais de 500 mil km², realiza Encontros Regionais, o Encontro Estadual anual junto à reunião do Comitê Gestor e presta assessorias técnicas aos 853 municípios de Minas Gerais, com capacitações e orientações sobre criação, gestão e dinamização de seus espaços museológicos. Sendo também responsável pela execução e manutenção do cadastramento de museus mineiros, com mais de 460 instituições cadastradas. 

Suas atividades provêm de um histórico de articulações que remontam uma série de ações anteriormente iniciadas pela antiga Superintendência de Museus | SUM, desde sua implantação, em 1986. Em  2005 durante o 1º Encontro Estadual de Museus foi quando se iniciou o processo de formalização, sendo instituído legalmente somente em 2013. Esta iniciativa está em sintonia com diversas iniciativas do setor e, mais recentemente, com a Política Nacional de Museus (2003), o Estatuto dos Museus (Lei nº 11.904, DE 14 DE JANEIRO DE 2009) que definiu como uma de suas principais diretrizes a criação dos sistemas de museus.

Link para o documento na íntegra, que institui o SEMMG:

➡ DECRETO Nº 45.236, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2009.

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