16

CONHEÇA OS CANDIDATOS DA RI BELO HORIZONTE

 

Cláudia Houara de Castro – Belo Horizonte/MG

Graduada em Letras pela UFMG, com especialização em Gestão Cultural pelo IHAC-UFBA e Gestão da Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Milton Campos.

Gestora publica por 13 anos, na Representação Regional MG-MINC, desenvolvendo com os municípios de MG políticas públicas na área o desenvolvimento do setor cultural. Coordenadora do Programa Cultura Viva em MG, programa em que se encontra a Diversidade Cultural, realizando suas atividades juntos aos Pontos de Cultura da Rede do Estado.

Trabalhou na Coordenação, Produção, Execução dos Fóruns, Conferencias, Seminários, apresentação dos Editais lançados, eventos e formação, realizados na Regional solicitados pelo MINC. Nos anos de 2017 e 2018 já na Prodemge – Companhia de Tecnologia do Estado de Minas Gerais, na Gerencia de Comunicação, trabalhou com Programas e Projetos de Comunicação e Memória. Atuou como Coordenadora do Fórum de Museus de Belo Horizonte e cumpriu o Mandato de Titular da Cadeira de Memória, Arquivo e Museus do COMUC – Conselho Municipal de Políticas Culturais de Belo Horizonte. Atualmente continua como integrante do Fórum e é integrante do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de MG eleita para o Mandato 2020-2022.

 

Julião Gomes Filho – Sarzedo/MG

 

Bacharel em direito formado em 2010, Diretor Municipal de Cultura de 2013 até a presente data, Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 2009 por vários mandatos até 2021 onde passei a ser Conselheiro, Conselheiro de Turismo de 2017 até a presente data, Gestor de Museu desde 2013, Membro do Fórum de Cultura da Granbel, vários cursos abertos na área da Museologia, Arquivo Público, Biblioteca, Patrimônio Cultural, Restauração, Tombamentos, Registros, Turismo, Condutor de Turistas, Planos e Política Pública de Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo.

 

 

 

Paola Andrezza Bessa Cunha – Belo Horizonte/MG

 

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2007), especialista em História da Cultura e da Arte pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH/UFMG (2004), possui graduação em História (2002) e Museologia (2015), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou com levantamento de patrimônio em cidades do interior do estado. Tem experiência na área de Museologia, História e Educação, com ênfase em pesquisa, produção, mediação e desenvolvimento de material de educação patrimonial em espaços museológicos, bem como em montagem de exposição. É museóloga no
Centro de Memória Ciências Médicas da Faculdade Ciências Médicas – MG.

 

 

 

 

 

 

 

 

Miriam Aparecida de Brito Nonato – Ibirité/MG

Atuo na coordenação do Museu Helena Antipoff a 5 anos e me dedico da melhor maneira posível na divulgação do legado deixado por Helena Antipoff, tanto na comunidade acadêmica quanto no ensino básico e comunidade em geral.

 

 

 

 

 

 

Sânzia de Almeida Costa – Nova lima/MG

Especialista em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural com Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos. Capacitação em Gestão de Espaços Culturais e Projetos Culturais. Experiência profissional em Gestão de Centro de Documentação e Memória, Pesquisa histórica e institucional e organização de exposições. Secretária Executiva da Remig desde 2019. Coordenação Técnica do Centro de Memória da Fundação Dom Cabral.

 

 

 

 

 

Silvania Sousa do nascimento – Belo Horizonte/MG

Doutora em Didática das Ciências Experimentais pela Universidade de Paris 6 atuo como pesquisadora de práticas educativas museais de 2000. Fui Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura (2005-2007) e Coordenadora do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento da UFMG (2010-2018). Atuei no monitoramento e implantação de vários projetos museológicos do estado de Minas Gerais como o Memorial Vale, Esapço do Conhecimento da UFMG, Museu da Cachaça de Salinas, Museu Casa Guimarães Rosa, Museu Casa Guignard, entre outros.

 

José Antônio Vicente de Souza – Três Marias/MG

– Autor e responsável pela implantação do Projeto Manuelzão, junto as leis estadual e federal de incentivo a cultura e fundos estadual e federal de cultura. – Fundador do Museu Manuelzão em Andrequicé, Três Marias, MG. – Coordenador de 10 edições da Semana Nacional de Museus e da Semana da Primavera de Museus, do Museu Manuelzão, em parceria com o IBRAM. – Coordenador da Semana Cultural Festa de Manuelzão, que se encontra na sua 21ª Edição, para a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelo Museu Manuelzão. – Autor dos textos e coordenador da produção do DVD da visita narrada ao Museu Manuelzão. -Diretor da produção da visita em 3D ao museu Manuelzão. – Presidente da Samarra, instituição responsável pelo Museu Manuelzão.

 

 

Igor Cândido Costa – Belo Horizonte/MG

Bacharel em Museologia pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC de São Paulo e Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG com ênfase em Memória Social, Patrimônio Cultural e Produção do Conhecimento.  Sou membro efetivo e pesquisador do Rarioum – Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus da UFMG e do Observatório da Diversidade Cultural (ODC) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atuo há mais de 7 anos na área da Museologia por meio de projetos que envolvam a gestão de museus, gestão de projetos educativos e culturais e gestão e projetos de patrimônio cultural. Atuei em museus da iniciativa pública e privada nos programas educativos e culturais, arquitetura e expografia e de gestão museológica. Atualmente sou colaborador no SESI Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte.

 

Para votar, clique aqui: Cédula de eleição